Minha Origem Campista

 Acampamento

Acampar não é um hobby é um estilo de vida. Sair da rotina, conhecer lugares novos, pessoas, enfrentar dificuldades e estar sempre disposto a resolvê-las. O espírito campista é livre, não tem fronteiras, não tem hora pra chegar.
Como diz um velho ditado que circula pela rede “A viagem é mais importante que o destino”.

motorhomesergio

Esta foto é de 1990. Na época meu Tio Sérgio (Conhecido como Pinheiro) tinha uma fábrica de Trailer e MotorHome em São Paulo (PróTrailer). Mas desde os 10 anos, sempre que podia eu acompanhava em suas viagens. Nesta única foto que tenho eu não estava, foi em Guaraci, no Camping Pedregal.

Ainda nesta época meu Pai havia comprado uma barraca da marca ALBA, modelo Casa Grande e fizemos vários acampamentos com ela, porém, a barraca era um “monstro”. Eram dois “sacos” para a barraca e as ferragens (tudo de alumínio) mais um saco grande para os quartos fora as lonas e demais equipamentos. Meu pai tinha um Monza e mesmo com bagageiro eu ia todo apertado dentro do carro por cima das coisas… era uma verdadeira aventura… que delícia…

Barraca 017 Barraca 024 Barraca 044

Estas fotos eu tirei em 2000 quando a vendi a barraca.

Sempre gostei de acampar, quando era mais jovem e praticava rapel nas cachoeiras aqui de Monte Alto eu costumava pernoitar nas serras da região. Eu saía de bicicleta, e de equipamento levava apenas uma rede, cordas, uma lona, uma machadinha, uma faca, um prato com talheres e um canecão (onde fazia o miojo, fervia a água do café, fazia arroz, pipoca e fritava ovo). Costumava dormir em meio a mata ao redor de uma calorosa fogueira onde assava batatas.

Depois que casei continuei com essa mania de acampar e como arrumei uma companheira que topava essas loucuras eu comecei a incrementar o acampamento comprando barraca, caixa térmica e outros acessórios. Trocamos a bicicleta por uma moto (Em 1999 comprei uma Virago 250) e nós íamos a diversos encontros de moto e acampávamos onde dava… depois começamos a procurar os campings por ter mais conforto e infraestrutura (assim dá pra ir mais longe com menos tralhas).

MegaCicle2001 MegaCicle2001 - C MegaCicle2001 - B

Estas são fotos dos encontros de Motos (MegaCicle) em Serra Negra onde nos fizemos presentes em 2001/2002 e 2003, sempre em meados de abril/maio. Não me lembro o nome do Camping mas era em Serra Negra e acampávamos no mini-campo de futebol de uma chácara que virava Camping. Na época nós acampávamos com uma barraca iglu para 2 pessoas… era uma caixa de fósforos mas nos divertíamos muito.

Em 2005 comprei uma barraca maior e… em 2007 chegou a Gabi e em 2008 o Lucas apareceu… filhos… a coisa mais gostosa que pode acontecer na vida de um casal…

Nos três primeiros anos nada de acampamento, tinha coisas mais importantes a fazer, aprender a ser Pai…  mas depois, já com as crianças mais crescidas, comecei de onde havia parado… da barraca…

Abaixo, compartilho alguns momentos de meus primeiros acampamentos em família antes de comprar o trailer.

Fevereiro de 2011

campestre_04

Acampamento no Bancários Campestre Clube (Monte Alto/SP).
Barraca Iglu Delta 5 – Colchão inflável  – Bomba de ar – Fogareiro – três caixas plásticas com “tranqueiras” de camping e meu “uninho” quase que precisa dar duas viagens para carregar tudo.

campestre_01

O clube de campo “Campestre” oferece ótimas instalações. Há “quiosques” com pia, churrasqueira, iluminação e tomadas 110V. Os sanitários são muito bons e limpos e possuem chuveiros quentes. A área de camping também oferece um pequeno parque para as crianças.

campestre_06

Mas se quiser diversão, o Clube tem piscinas adulto e infantil, tobogãs, represa para pesca, quiosques com toda infraestrutura para churrascos, vários campos de futebol, quadras de basquete, vôlei, futebol de salão, além de um grande espaço (barracão) com Cancha de Bocha e mesas de jogos.

campestre_02

Posso garantir que não há experiência melhor e mais gratificante que acampar com a família ou amigos.

campestre_03

campestre_05

Um pouco de tecnologia não faz mal algum em um acampamento. Principalmente para as crianças. Quando for acampar, lembre-se que todos devem se divertir, inclusive as crianças. Separe brinquedos, jogos de cartas, dominó ou tabuleiro preferidos, lanternas (é super divertido caçar formigas com as crianças a noite), roupas quentes, e se possível uma pequena TV/DVD pois quando os pequenos “enjoam” das brincadeiras, nada melhor do que um pouco de TV para acalmá-los.

Junho de 2011

Depois de sofrer um pouco e aprender bastante em várias acampadas, resolvi melhorar a infraestrutura de meus acampamentos. Comprei uma carreta barraca chamada Kabana Camp da Trabucar.

barraca_01acampamento_01

A Kabana Camp é simplesmente fantástica pois já tenho tudo que preciso dentro dela (até roupas e higiene pessoal) e quando resolvo sair pra viajar é só engatar no carro e ir embora. Meu Uno Mile  “puxava” a carreta sem problemas. Além dos colchões (de espuma, nada de inflável), adaptei também à barraca um ar condicionado quente/frio, TV LCD com SKY, cafeteira elétrica, torradeira e um auto-transformador de 5000w, só preciso de uma tomada com qualquer voltagem (110V ou 220V) que minha “casa portátil” está pronta. Toda as outras “bugigangas” de camping também são carregadas na carreta então o carro vai praticamente “vazio”.
Definição de bugigangas: Cadeiras e esteiras de praia, duas mesas de armar com quatro banquetas cada, fogareiro e dois botijões de gás, lampião, churrasqueira, carvão, Duas caixas térmicas grandes, baldes e materiais de limpeza, panelas, talheres, copos e pratos para 12 pessoas, mangueira de água, torneira, vassouras, cobertores, edredons, lencóis e travesseiros, caixa de ferramentas, extensões elétricas, lâmpadas, caixa de som amplificada e rádio, cachaça (não vou entrar em detalhes), lonas, cordas, piscina inflável 200 litros e compressor elétrico (para inflar a piscina mas dá para encher bixigas de festa, bóias e até um pneu murcho), brinquedos pras crianças e alguns alimentos (não perecíveis) e um forno de microondas (para esquentar o leite das crianças)

acampamento_02 acampamento_03

A barraca é muito segura, já peguei chuva, ventania e até granizo e nem uma gota de água dentro da barraca. Tenho 2 filhos e a barraca é muito confortável para 4 pessoas e comprei também o “quarto da sogra” e quando saio com minha mãe e minha sogra dá pra acomodar até 8 pessoas com conforto pois a Kabana Camp além do “quarto da sogra” tem uma área fechada para montar a cozinha e até outra barraca pequena dentro dela.

No Camping do Campestre eu monto somente os quartos pois já tenho toda a estrutura no próprio camping.

barraca_02

Aqui está a barraca totalmente montada. Ela é bem grande e confortável. Com tempo e paciência dá pra montar e desmontar toda a barraca sozinho. Pra montar sozinho eu levo aproximadamente 1 hora e quatro latinhas de cerveja bem geladinhas 😉

Acampamento em 7 de setembro de 2012

camp_01

Chegada ao Campestre 7h10

camp_02

Visão do Quiosque antes de montar a barraca.

camp_03

Barraca em posição de montagem 7h15. A barraca é leve, dá pra manobrar “na mão” sem precisar do carro.

camp_04

7h20 – Descarregadas as “tranqueiras” que ficam em cima da carreta.

camp_05

7h35 – Primeira fase da montagem, o quarto. (Neste acampamento não monto a cozinha da barraca pois já tenho a infraestrutura do clube).

camp_06

7h45 – Fechamento lateral  e organização dos equipamentos internos da barraca.

camp_07

8h – O interior da barraca já está com os colchões (de espuma), lençóis e travesseiros. Pronto pra uso.

camp_08

8h20 – Torneira da pia substituída, piso lavado e equipamentos quase totalmente instalados.

camp_09

8h30 – Fogão montado e iluminação pronta.

camp_10

8h35 – Mesa de apoio com isopores OK.

camp_11

8h55 – Antena SKY posicionada e TV LED 22″ FULL HD com todos os canais OK.

camp_12

9h – Cinco cervejas bem geladinhas e quase 2 horas depois a barraca está pronta.
DETALHE: É tão fácil que montei tudo sozinho.
Agora é só ligar pra patroa trazer as crianças e curtir o fim de semana.

camp_13

Ombrelone de apoio para as crianças brincarem na sombra. E pro Pai das crianças tomar cerveja quando o sol está quente demais também…

camp_14

Acho que não existe prazer maior do que curtir um almoço com a família.

camp_15 camp_16

Uma piscininha ajuda na hora do lazer com as crianças.

camp_17

O resto é só alegria.

Relação dos itens que esta barraca possui:
TV Led 22″ FULL HD
Antena SKY com todos os canais (Pacote completo)
Ar condicionado quente e frio
Microondas
Cafeteira Expresso
Lancheira/Chapa elétrica
5 pontos de luz e 8 tomadas extras
Auto transformador 110-220-110 com 5000W de potência para suportar  todos estes itens acima sem sobrecarregar a rede elétrica do camping.
Duas mesas de montar com oito cadeiras
duas cadeiras de praia
Ombrelone 240x240cm
Galão d´agua com bomba
Kit cozinha completo (panelas, pratos, talheres, copos e demais itens de cozinha)
Fogão duas bocas
Kit limpeza (baldes, vassouras, rodo, produtos, panos e demais itens)
Dois colchões de solteiro (Espuma)
Roupas de cama, mesa e banho completos.
Ferramentas, lonas, cordas, kit de pesca
Um “barzinho” completo com copos, coqueteleira e instrumentos pertinentes (12 litros de bebidas variadas sem contar cerveja e o vinho)

E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA TUDO ISSO VAI NA CARRETA-BARRACA.
O único trabalho que tinha quando ia acampar é escolher o local, engatar a carreta e sair…

Endereço do fabricante: http://www.trabucar.com.br

Hoje também não tenho trabalho nenhum com o trailer mas se falar em praticidade e conforto… bem vou deixar isto para as próximas postagens…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s