Preparativos para a viagem…

Como sempre, antes de qualquer viagem é necessário fazer um check-up no trailer para ver se está tudo OK. No meu caso, a viagem é só em dezembro mas já estou tão animado que já estou nos preparativos desde agosto.

Segue abaixo algumas das “mexidas” que eu já realizei até agora:

Primeiro eu criei um armário onde “não existia”. Isso mesmo, esta parte onde fica instalado o aquecedor de passagem estava inutilizada e com apenas a remoção de alguns parafusos e a instalação de três dobradiças eu ganhei um belo armário para organizar algumas coisas que estavam entulhadas na tulha. Respeitando o espaço das mangueiras eu consegui colocar sem nenhuma dificuldade uma mesa, a prancha de body-board, 8 metros de mangueira para esvaziar o holding-tank, um jogo de tênis (kit com raquetes e rede), duas vassouras uma pá de lixo, duas esteiras de praia e um guarda sol e ainda há espaços que podem ser aproveitados, basta soltar a criatividade TETRIS que existe em cada campista…

DSC_0215  DSC_0216

DSC_0217  DSC_0218

DSC_0220

Em meu último acampamento eu percebi que a geladeira estava desligando antes de “refrigerar” adequadamente a parte interna. Após analisar a situação com mais calma, notei que o compressor estava desligando devido ao aquecimento, pois a geladeira fica embutida e só existe uma pequena janela para a refrigeração do motor. O que eu fiz foi adaptar um fancooler de computador e um cano de PVC para que o mesmo funcionasse como um exaustor. Comprei uma fonte de 12V para acionar o cooler e liguei junto com o rele da geladeira, desta forma, quando a geladeira liga o cooler liga junto e quando o motor da geladeira desliga o cooler desliga também. O cano de PVC tem 40cm então ele “pega” o ar quente da parte de cima e joga pra fora, fazendo circular o ar frio que é “puxado” pra dentro do compartimento. O primeiro teste foi um sucesso, a geladeira funcionou perfeitamente e não houve aquecimento.

DSC_0222  DSC_0223

DSC_0225

Outra modificação foi a mudança da tomada de entrada de energia. A tomada ficava na caixa de fibra na parte da frente do trailer mas as baterias e o sistema elétrico 3×1 fica na parte de trás. O que eu fiz foi simplesmente “furar” o trailer na parte mais próxima do sistema elétrico e instalar a tomada de entrada. Isto facilitou a ligação do cabo/chicote de energia pois sempre que estaciono o trailer as tomadas estão mais perto da traseira do que da dianteira do equipamento.

DSC_0226  DSC_0227

Substitui também a válvula do gás pois a outra estava com problemas no diafragma e com isso não havia um controle correto da pressão do gás impedindo o aquecedor de funcionar e dificultando a utilização do fogão pois cada vez que acendia a chama virava um verdadeiro “maçarico” e sapecava tudo e todos que estavam por perto.

DSC_0228

Também fiz a instalação de uma torneira de água potável na pia da cozinha. Instalei uma torneira comum de bebedouro e coloquei uma pequena bomba de 12V acionada por um botão. O galão ou garrafa de água fica em baixo da pia e para beber basta acionar o botão e se servir.

DSC_0232

Instalei definitivamente a cafeteira expresso dentro do barzinho.

DSC_0234  DSC_0236

Depois de muito sofrer sem uma escada no trailer e de sofrer ainda mais quando comprei uma escada convencional pois não tinha onde guardá-la eu resolvi o meu problema com uma escada telescópica.

escada

Veja aqui um pequeno vídeo da escada

E é isso…

Quem sabe até o final do mês eu “invento” mais alguma coisa…

Anúncios

5 comentários em “Preparativos para a viagem…”

  1. Caro professor Márcio, como o senhor avalia seu trailer Apolo? Está gostando apesar das modificações aplicadas? Você recomenda este modelo? Meus questionamentos são porque pretendo comprar o mesmo trailer, e quero ter certeza que estarei fazendo uma boa compra. Agradeço desde já a atenção.

    1. Olá Mozart.
      A compra de um trailer pode ser uma verdadeira loucura por dois motivos simples: Se você entende muito de trailer e veículos de recreação você nunca vai ficar satisfeito com nenhuma opção do mercado. Por outro lado se não entende nada de trailers, pode comprar um equipamento que não vai satisfazer suas necessidades. Eu sempre digo a todos que me perguntam sobre trailers: “O primeiro trailer nunca será o seu último, pois ele com certeza terá muitas coisas que você gostaria de mudar”.
      Quanto ao Meu trailer da Apolo eu posso dizer que ele está me atendendo muito bem. É claro que eu estou personalizando, aos poucos, alguns itens que ao meu ver podem ser melhorados já no projeto, como por exemplo o aproveitamento de espaços internos. Eu já ampliei em pelo menos 120 litros a capacidade de carga interna pois encontrei “cantos e buracos” que com uma simples dobradiça se transformaram em armários. Já fiz adequações na entrada de energia, em compartimentos internos e agora estou reforçando o suporte da caixa d´água, fazendo a escadinha e instalando um suporte para a Sky. Tudo isso que eu estou mexendo eu não posso dizer que são falhas de projeto ou do equipamento mas sim melhorias que eu acho necessárias.
      O importante em um trailer é sua estrutura (chassi) e revestimento interno e externo e neste ponto eu não posso reclamar pois o equipamento atendeu minhas expectativas principalmente se levarmos em consideração a relação custo benefício. Não sei o preço de um Apolo hoje mas quando comprei o meu, pelo preço que paguei, achei que foi um ótimo investimento se comparado com outras marcas. Em resumo, se for seu primeiro trailer com certeza depois de algumas acampadas e de conhecer outros equipamentos você vai achar que o seu não está bom, mas é aí que está a parte mais divertida (pelo menos eu gosto), você vai personalizando seu equipamento e deixando ele com a “sua cara” ou melhorando os itens que você acha mais críticos.
      O importante é o seguinte: Nunca acredite que você vai encontrar o equipamento ideal e perfeito, sempre haverá algo para ser melhorado e a tecnologia sempre vai criar gadgets incríveis que você vai querer colocar em seu equipamento.
      Espero ter ajudado.

      Um grande abraço e boa sorte em sua escolha. Se você quiser mais informações me envie outra mensagem.

      1. Muito obrigado Professor, me ajudou muito sim. Estou pensando em dar uma pernada na fábrica da Apolo Trailer, e comprovar pessoalmente a qualidade de seu produto. Agradeço a sua atenção e continue compartilhando suas experiências, elas são muito importantes para marinheiros de primeira viagem como eu, elas inspiram e servem como referência. Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s